sábado, 11 de fevereiro de 2012

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Para que o aluno aprenda não basta apresentar-lhe o conteúdo, segundo Zabala (1998, p.37) “ […] é necessário que diante destes possam atualizar seus esquemas de conhecimento, compará-los com o que é novo, identificar semelhanças e diferenças e integrá-las em seus esquemas, comprovar que o resultado tem certa coerência, etc.” Quando isso acontece o aluno de depara com uma aprendizagem significativa. Enquanto que a aprendizagem mecânica é caracterizada pelo escasso número de relações que podem ser estabelecidas com os esquemas de conhecimento presentes na estrutura cognitiva e, portanto, facilmente submetida ao esquecimento.
O vídeo abaixo é um exemplo de uma aprendizagem significativa, desafiadora; e demonstra que a escola não precisa se preocupar se as crianças aprendem ou não, mas com dar chances às crianças para vivenciarem o que precisam aprender; sentirem que o que fazem é significativo e vale a pena ser feito.


http://www.youtube.com/watch?v=Xx8vCy9eloE


Referência Bibliográfica:
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998

Nenhum comentário:

Postar um comentário